O Brasil apresenta características especiais de flora e clima que, aliados à presença da abelha africanizada, lhe conferem um potencial fabuloso para a atividade apícola. Mas, apesar disso, ainda exploramos muito pouco este potencial.
Atualmente as tecnologias estão cada vez mais disponíveis para todos os setores, inclusive para os apicultores, e nos dias de hoje não é necessário um alto investimento para aquisição de um aplicativo. O Apys, por exemplo, é disponibilizado de forma gratuita.
Tecnologia na palma da mão
Com este APP, ficou mais fácil controlar a gestão do negócio, ou seja, agilizar e facilitar as tarefas do dia a dia, reunir as informações, acompanhar a rotina e gerar relatórios, a acessar os principais canais de venda do produto. O Apicultor só precisa baixar o aplicativo, e de forma intuitiva, garante o domínio técnico da ferramenta para assim ter o entendimento de como funciona e quais as informações deseja obter.
o Apys é uma ferramenta para resolver estes problemas, utilizando tecnologias de ponta, como a Inteligência artificial, permite o registro pelo smartphone de informações do campo ao entreposto, gerenciando as tarefas de manejo, a geolocalização dos apiários, o cadastro das colmeias, abelhas rainhas, melgueiras, início da pré-safra e colheita, além de fornecer ao usuário uma coletânea das melhores técnicas de produção utilizadas em todo o mundo.
Planeje melhor a localização dos apiários
Outro benefício no Apys é o georreferenciamento (localização do apiário) para apicultura e meio ambiente. Esta ferramenta possibilita a identificação da melhor área para alocar o apiário e mostra qual o pasto apícola existente. Isso ajuda o apicultor por meio de um planejamento mais assertivo dos seus apiários.
Na outra ponta, o Apys é integrado com uma Plataforma de Marketplace. Nós disponibilizamos a produção nos canais de venda, encurtando substancialmente o caminho que leva o produto do Campo até a mesa do Consumidor.
Futuro da apicultura
A transformação da cadeia apícola está diretamente ligada à sua profissionalização, ou seja, encarar a atividade como um negócio, buscando novas tecnologias, gerenciamento e canais de comercialização.
O nosso objetivo e contribuir com a cadeia produtiva apícola, proporcionando o aprimoramento dos processos produtivos, a capacitação do pequeno produtor e as relações comerciais que permitam agregar valor ao mel e a seus subprodutos.